Na Tacomtudo o Frete é por nossa conta! Seja Bem Vindo(a)
Na Tacomtudo o Frete é por nossa conta! Seja Bem Vindo(a)

Vantagens de contar com um Scanner Automotivo

1,282 Visualizações

 

Saiba quais são os benefícios do Scanner Automotivo para o correto diagnóstico na injeção eletrônica dos veículos durante a reparação automotiva e garanta o melhor para seus clientes!

Responsável por controlar diversas funções, principalmente nos motores automotivos, a injeção eletrônica se tornou um sistema obrigatório em todos os veículos lançados no Brasil, atendendo aos atuais programas de controle de emissões veiculares, por apresentar muitas vantagens em substituição ao antigo sistema mecânico: o carburador.

O principal objetivo da implantação desse mecanismo é a redução na emissão de gases poluentes, através do controle de entrada da mistura (combustível + ar) no motor, de acordo com as faixas de rotação do veículo. Ou seja, ele adequa o consumo de combustível, realizando o processo de combustão com muito mais eficiência energética e diminuindo a quantidade de emissões no ambiente.

Vantagens

Além do aspecto ambiental, a injeção também permite economia, pois com o aumento da eficiência, o veículo consome menos combustível, tornando-se mais econômico. A injeção eletrônica controla ainda o tempo de ignição, a marcha lenta e, em alguns modelos de veículos, as válvulas. Por isso tudo, ela é extremamente importante para o funcionamento dos veículos e, quando detectado algum problema, deve ser encaminhado para uma oficina o quanto antes.

Falhas no sistema de injeção eletrônica são muito comuns e podem ocorrer por vários motivos, como o uso de combustíveis fora da especificação estabelecida pelos órgãos reguladores, por exemplo, ou o acúmulo de resíduos nos injetores, velas ou cabo de vela, impurezas nos bicos injetores, entre outros.

Tipos de injeção

Por isso, é importante conhecer os tipos de injeção eletrônica existentes no mercado: a analógica ou a digital. Na analógica, o profissional terá de observar e realizar testes específicos para identificar quais componentes precisam de correção. Já na digital, o benefício é contar com softwares para a correção de muitos problemas.

No caso da injeção eletrônica digital, um item muito importante na detecção de eventuais problemas é o Aparelho para Diagnóstico ou Scanner Automotivo, que auxilia na leitura correta e assertiva, indicando exatamente o local onde a pane ocorreu. Também é capaz de apontar quais são os procedimentos necessários para a correção. O Scanner Automotivo pode ser utilizado tanto em veículos flex como a diesel, considerando sempre as instruções do fabricante.

Claro que não basta apenas a aquisição do equipamento, é importante também conhecer os códigos indicados no mapeamento e saber quais os procedimentos indicados para correção, afinal, não é apenas a luz de falha na injeção eletrônica acesa no painel que aponta problema. Algumas vezes, o veículo continua rodando normalmente, mas apresenta elevação no consumo de combustível, perda da potência, dificuldade para dar partida e problemas com a marcha lenta, por exemplo.

Dicas para ajudar no trabalho com o Scanner Automotivo:
  • Não substitua uma peça sem fazer a leitura com o scanner, pois poderá esconder o problema original e ainda gerar novos;
  • Oriente seu cliente sobre algumas medidas que podem minimizar o risco de novos problemas, como o cuidado com a qualidade do combustível, pois soluções adulteradas são as principais causas de problemas na injeção;
  • Combustíveis aditivados contribuem com a limpeza e conservação dos componentes e é interessante fazer uso sempre que possível.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e ainda garantiu dicas para ajudar no atendimento e relacionamento com o cliente, conheça alguns modelo de Scanner Automotivo disponíveis na Tacomtudo:

Clique na imagem para conhecer mais do scanner