Na Tacomtudo o Frete é por nossa conta! Seja Bem Vindo(a)
Na Tacomtudo o Frete é por nossa conta! Seja Bem Vindo(a)

News Detail

Como atrair mais pacientes para sua clínica: um guia de 7 etapas para médicos

Como atrair mais pacientes para sua clínica: um guia de 7 etapas para médicos

O ciclo de aquisição de pacientes começa com a aquisição de novos pacientes e continua avançando com a retenção deles como seus clientes fiéis, e continua girando com a obtenção de mais pacientes encaminhados por seus pacientes satisfeitos existentes e assim por diante. O combustível que continua girando esse ciclo para obter mais pacientes é derivado da inspiração de proporcionar uma experiência excepcional ao paciente. Sem isso, você não pode atrair novos pacientes para o seu consultório, o que fará com que o crescimento do seu consultório seja interrompido.

Para fornecer uma experiência excepcional ao paciente, primeiro você precisa entender e se destacar nas expectativas de seus pacientes. Além disso, você também precisará se promover para aumentar a confiança entre seus pacientes existentes de uma maneira que também seja benéfica para aumentar as referências de pacientes para você.

Aqui está um guia de 7 passos que irá ajudá-lo a obter mais pacientes para sua clínica:

1. Compreender as necessidades e expectativas dos pacientes

Para começar, você deve primeiro entender onde falta como provedor. Para isso, você precisará conhecer as necessidades e expectativas de seus pacientes e seu desempenho nessas frentes. E quem além de seus pacientes poderia falar melhor sobre eles!

Realize pesquisas de satisfação do paciente ou simplesmente analise os resultados da pesquisa CAHPS para entender o que incomoda seus pacientes em relação à qualidade do atendimento e do atendimento ao cliente. Além disso, participe de discussões focadas em tópicos relacionados ao diagnóstico, tratamento, comunicação da equipe e hospitalidade com seus pacientes, pessoalmente, fazendo perguntas sobre seus sentimentos (enquanto eles passam pelo procedimento de tratamento), ou em bate-papos de mídia social e portais de pacientes . Confira também o que seus pacientes estão falando sobre você em sites de avaliação. Ao agregar suas notas em todas as respostas e respostas, você pode ter uma ideia justa sobre suas áreas de melhoria.

Publicidade:

Conheça o analisador quântico, clique abaixo e saiba tudo sobre esse aparelho revolucionário.

2. Conduza a análise de sentimentos para uma compreensão mais profunda

Ao ter empatia com seus pacientes e suas preocupações, você pode entender suas emoções de uma maneira mais amigável e precisa. Embora você possa conversar diretamente com seus pacientes para entender suas emoções, não é possível com seus esforços manuais entender e manter um registro de cada uma de suas respostas e fazer uma análise sobre elas. Além disso, não é muito provável que seus pacientes compartilhem abertamente suas emoções com você. Além disso, você acha que terá tempo suficiente para conversar sobre isso com cada um de seus pacientes?

Com pesquisas alimentadas por software de análise de sentimentos, você pode não apenas entender muito bem as emoções de seus pacientes, mas também manter um relatório delas, tudo feito com uma análise completa das emoções de seus pacientes e sua intensidade.

As ferramentas de análise de sentimentos irão ajudá-lo muito nisso. Ele o ajudará a enviar um link de pesquisa para seus pacientes logo após eles saírem do consultório. Você precisará incluir as seguintes perguntas em sua pesquisa para obter respostas que possam ser analisadas quanto ao sentimento:

  • A probabilidade de recomendar você a seus amigos/parentes com base em sua experiência. Use uma escala de 1 a 5 (mais comum) ou 0 a 10 (padrão do setor para calcular a pontuação do promotor líquido).
  • Uma caixa de comentários aberta onde eles podem elaborar sua classificação e qualquer outra coisa que gostariam de compartilhar sobre a visita.

A tecnologia de IA fará sua parte extraindo emoções humanas do feedback escrito. Ele irá ajudá-lo a entender exatamente como seus pacientes se sentiram sobre suas visitas e identificar padrões ao longo do tempo para identificar áreas problemáticas.

3. Identifique seu público-alvo com base na demografia

Ao analisar todos os dados e informações para entender as necessidades e desejos de seus pacientes e seus sentimentos, você também deve anotar o público-alvo de cada área com base em sua demografia, como idade, sexo, localização etc. Isso ajudará na criação e executar campanhas de marketing muito específicas e também otimizar suas entidades e atividades de marketing online.

Na conta do Google Analytics do seu site, você pode obter dados demográficos sobre os dois: os convertidos reais e os clientes em potencial interessados. Encontre abaixo a captura de tela da conta do Google Analytics de um de nossos clientes odontológicos mostrando os dados do usuário com base no sexo dos 3 meses anteriores.

Dados demográficos do público de saúde

Você pode ver que quase 60% do total de clientes potenciais (seção 'novos usuários', conforme destacado na caixa vermelha) são mulheres. A mesma é a porcentagem no caso de mulheres convertidas (veja a seção 'conclusão da meta' destacada na caixa vermelha). Isso pode ser porque são as mulheres que normalmente tiram o máximo proveito de todas as decisões de compra de assistência médica em uma família, o que significa que o cliente precisa investir mais tempo, energia e esforço para direcionar mulheres casadas para obter mais pacientes para sua clínica .

Você também pode obter dados específicos da página de destino a partir de análises para suas diferentes categorias de serviço, para saber o que o ajudará a segmentar seus clientes em potencial com base em suas necessidades e interesses específicos.

4. Crie programas internos exclusivos de referência de pacientes

Identificar e entender seu público-alvo é a primeira etapa em sua jornada para obter mais pacientes. O próximo passo a fazer são as práticas de marketing interno em sua clínica focadas em aumentar as referências de pacientes. No entanto, apenas pedir referências a seus pacientes ou recompensá-los por isso não trará muitos benefícios. Além disso, recompensar por favores de referência é proibido na maioria, se não em todos os estados. Ao envolver seus pacientes em uma conversa interativa e ter empatia com suas preocupações, você pode fazer com que seus programas de referência tenham resultados mais eficazes.

  • Mostrar comerciais curtos. Mostre um comercial curto, informativo e conversacional (durante os tempos de espera) sobre maneiras de ajudar outros pacientes na prática. Histórias sobre como um paciente ajudou outro paciente recentemente irão acioná-lo emocionalmente para agir.
  • Ofereça bônus de indicação. Embora recompensar diretamente não deva ser uma ótima maneira, você ainda pode recompensar deduzindo do crédito de novos pacientes da parcela do paciente. Não se esqueça de incluir uma nota sobre quanto e por que você descontou o co-pagamento, enquanto envia o seguro.
  • Peça avaliações. Pedir a seus pacientes satisfeitos que deixem avaliações ajudará a melhorar sua reputação online. Facilite-os sobre isso enviando um link para postar uma avaliação logo após eles saírem do escritório. Ele irá ajudá-lo a obter mais pacientes da rota da internet.

Você também pode tentar algumas medidas mais proativas, como fazer ligações para cada um de seus pacientes no final do dia para demonstrar empatia e compaixão, ou enviar cartões de aniversário e até inserir cartões de referência personalizados em seus boletins mensais de pacientes.

PS – Atribua o programa de marketing interno de referência de pacientes a um funcionário específico para corrigir a responsabilidade. Isso é mais importante para clínicas ou hospitais que estão muito ocupados para marketing.

5. Construa relacionamentos fortes com práticas de referência

Construir relacionamentos fortes e mutuamente benéficos com práticas de referência, como PCPs e outros não especialistas, ajudará você a atrair mais pacientes para sua clínica. Levará tempo para construir uma forte reputação entre as práticas de referência. Mas, garantindo uma ótima comunicação entre médicos e um atendimento privilegiado aos pacientes por eles encaminhados, você pode facilmente garantir um relacionamento forte e duradouro com eles.

Um aspecto importante de uma comunicação ideal envolve a transferência de informações clínicas relevantes em ambas as direções (referência de médico para médico encaminhado). Os pacientes não gostam de repetir seu histórico médico toda vez que são encaminhados a outro médico. Aproximadamente um quarto dos pacientes dos EUA e 63% dos médicos de referência relataram sua insatisfação por isso.

Conheça o Aparelho que está revolucionando as clinicas terapeuticas no Brasil. Clique na imagem abaixo.

Além de melhorar as questões de comunicação, o foco em fornecer um atendimento rápido e eficaz aos seus pacientes encaminhados os manterá por toda a vida.

Aqui estão algumas dicas para familiarizá-lo sobre como fornecer atendimento privilegiado aos seus pacientes encaminhados:

  • Diga ao pessoal do balcão para atender prontamente os pacientes encaminhados
  • Fornecer agendamento rápido para eles e não deixá-los esperar por muito tempo
  • Estabeleça uma linha direta de contato em seu escritório e no escritório da prática de referência para o compartilhamento oportuno de informações e para aliviar a frustração de um longo sistema de árvore telefônica
  • Envie o tratamento e outras notas médicas para a clínica de referência logo após o paciente ter recebido o tratamento

Fornecer atendimento privilegiado aos pacientes encaminhados não significa que você não consiga fornecer atendimento de qualidade aos seus pacientes regulares. Afinal, você tem que promover referências internas através deles. Mas a verdade é: você tem que deixar seu paciente recém-encaminhado se sentir especial e, para isso, o mínimo que você pode fazer é mostrar um cuidado extra a ele.

6. Expanda para uma presença e autoridade online robustas

A maioria dos pacientes que são encaminhados para você verificará sua reputação na web. Se eles encontrarem críticas ruins sobre você, ou se não conseguirem acessar seu site, provavelmente serão desviados para outras opções e podem até sair da rede de referência por isso. Nesse caso, você precisará ter uma forte presença online e uma influência de autoridade na internet para impedir que eles se desviem.

Veja o que seus pacientes esperam encontrar quando pesquisarem por você na web:

  • Alcance você facilmente na web – uma forte estratégia de SEO em vigor garantirá uma presença on-line robusta para um alcance mais fácil
  • Encontre uma reputação positiva sobre você e sua qualidade de atendimento na web – o gerenciamento de reputação online é a chave para construir uma reputação positiva
  • Ser capaz de navegar pelo seu site de forma rápida e fácil, sem distrações - será necessário um bom design de site com uma interface UX clara
  • Facilidade de agendamento de compromissos rápidos - uma página de destino separada com uma frase de chamariz clara e forte funcionará

Uma forte presença online não significa apenas que você é encontrado facilmente. Também tem a ver com a impressão que sua marca deixa em seus pacientes como a primeira impressão. Isso não será suficiente com um fluxo de críticas positivas. Você também deve se concentrar em reunir autoridade online conectando-se com influenciadores e obtendo menções deles. Ter várias menções de marcas de renome em todo o espaço online emite uma impressão respeitável para seus pacientes.

O marketing de influenciadores também permite que você obtenha links valiosos de pessoas, publicações ou empresas respeitáveis ​​do seu setor. Isso ajuda seu site a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa e também a obter uma maior presença e autoridade nas mídias sociais.

7. Aumente o alcance em sua comunidade de pacientes

Para os médicos, cuja maioria dos clientes (ou pacientes) vem de sua localidade, é essencial que eles formem uma comunidade local e se conectem com os membros em um nível mais profundo. Isso pode ser altamente recompensador, pois ter uma forte comunidade de pacientes também permite que você avance seu alcance no espaço online e offline.

Você pode tentar várias coisas para construir uma comunidade forte e conseguir sua presença nela:

  • Boletins informativos: Os pacientes gostam de receber e ler boletins informativos que resolvem seus problemas de saúde. Envie boletins de bairro que compartilhem dicas e informações para melhorar a saúde. O ponto aqui é envolver ativamente seus pacientes, fornecendo um material de discussão interativo. Os boletins informativos também são uma ótima maneira de divulgar a marca, portanto, sempre mantenha sua prática na vanguarda das mentes de seus pacientes.
  • Eventos comunitários: Participar de eventos comunitários, como atividades voluntárias e celebrações do bairro, pode melhorar brilhantemente a rede local e estabelecer sua forte presença na comunidade. A chave para o sucesso aqui é ser visível, amigável e dar apoio à sua comunidade de pacientes.
  • Patrocinar eventos e ligas: Outra maneira brilhante de construir relacionamentos com a comunidade é patrocinar pequenos eventos esportivos e divertidos e pequenas ligas pelo menos a cada dois anos. Ter uma equipe esportiva de crianças ou adultos em nome de sua prática melhorará imensamente a autoridade de sua marca na comunidade.
  • Página do Facebook: Forme uma comunidade online de seus pacientes. Configure uma página no Facebook em nome da sua clínica. Pode ser um ótimo lugar para mostrar a cultura de sua prática do ponto de vista dos pacientes e da equipe. As páginas do Facebook também são uma ótima maneira de promover o envolvimento, iniciando conversas sobre diferentes assuntos de saúde, realizando questionários e divulgando suas atividades e eventos como profissional de saúde.

Esteja em contato com várias casas de mídia e notícias locais on-line e off-line. Tenha uma relação amigável com eles. Aproveite-o para obter as notícias sobre sua participação, patrocinadores e outras atividades profissionais publicadas por meio deles para um alcance mais amplo da marca.

No fim...

Cada uma dessas dicas exigirá conhecimentos e esforços específicos para ser realizada com sucesso. Parte desse conhecimento e esforços virão da equipe do seu consultório, enquanto alguns serão necessários da sua equipe de marketing de saúde.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Comment are moderated